Porque não gostei de Roma | Itália
Não gostei de Roma - pronto, está dito. É verdade, não fiquei perdida de amores pela mítica cidade, berço da civilização romana e cidade obrigatória para qualquer "turista que se preze" na actualidade. Tenho de ser sincera, provavelmente fui com as expectativas demasiado altas, e isso nunca resulta. A maioria das pessoas que conheço que já estiveram em Roma adoraram a cidade, acharam-na maravilhosa e encantadora - mas eu, por alguma razão (concretamente 5 razões), não gostei.
1. É uma cidade demasiado turística
Ok, todas as grandes capitais europeias o são, mas enquanto que em Paris consegui saborear um pouco a essência da cidade - por exemplo, nos finais de tarde sentada junto ao rio Sena -, ou mesmo em Veneza (de que já falei aqui), em Roma não encontrei nada que se aproximasse a isso. A culpa poderá ter sido nossa, é certo. Podemos não ter optado pelos melhores locais, ter feito uma pesquisa insuficiente ou não ter permanecido o tempo necessário. Mas a verdade é que tudo me pareceu artificial.
2. As pessoas não são particularmente simpáticas
Ser turista em Roma é, pela minha experiência, complicado. Para além da frieza inerente à maioria da população de uma qualquer capital europeia - em que todos estão super concentrados na sua vida a correr de um lado para o outro -, à qual estou habituada, em Roma não foi fácil encontrar gente afável. Sendo muito sincera, não encontrei ninguém que o fosse. Várias vezes me passaram à frente nas [imensas] filas para, por exemplo, comprar bilhetes de transportes, impingiam os preços mais altos sem apresentar as opções e nem sempre eram honestos quanto aos valores. Tinha sido bom se me tivessem avisado previamente que os impostos não estavam incluídos no preço apresentado do produto/prato, que me avisassem que ao valor final acrescia a gorjeta fixa e/ou a "taxa" por comer na esplanada, ou que, no mínimo, deixassem estas indicações explícitas no menu - e não no canto inferior esquerdo da página a letra que só à lupa poderia ser lida. Era pedir muito?
3. É difícil encontrar um sítio onde se coma mesmo bem
Vou ser muito honesta quanto a isto: não pesquisei o suficiente antes de visitar a cidade. Não li sugestões de restaurantes, não anotei possibilidades, porque para além de ser algo que não tenho o hábito de fazer, a viagem foi há uns bons anos e não havia aplicações milagrosas, smartphones ou sequer wi-fi por todo o lado. E nestas condições foi mesmo complicado encontrar um sítio onde se comesse uma boa pizza ou um prato de massa - ou seja o que for, na realidade.
4. A cidade é uma confusão em todos os sentidos
Turistas. Filas imensas. Trânsito. Mais turistas. Mais trânsito. Vendedores de rua que colocam os seus produtos (por norma réplicas) no chão, em cima de panos enormes, e que de repente levantam os trapos e começam a correr como se não houvesse amanhã - e lá se percebe que a polícia se está a aproximar. A cidade é mesmo muuuito confusa, particularmente o centro. Há poucos - ou nenhuns? - locais fechados ao trânsito, pelo que temos de enfrentar sempre os carros nas grandes ruas e praças, para além da quantidade de pessoas que se movimentam pela cidade diariamente. E ver os magníficos monumentos no meio de tudo isto fez-me imensa confusão. Eles são enormes, majestosos, imponentes, mas quase desaparecem, completamente ofuscados pela confusão. E por fim, o último ponto:
5. O Coliseu é fantástico mas... está sempre em obras
Qual Sagrada Família ou obras de Santa Engrácia, que em Roma o Coliseu está rodeado por estradas e constantemente em obras. É compreensível, claro está, que um monumento com cerca de 2000 anos tenha de ter manutenção, conservação e restauro permanentes; mas para mim, que ia cheia de expectativas, a imaginar algo belo, imponente, no meio de uma praça a si dedicada, foi - tenho de admitir - um pouco decepcionante.
- - -
Apesar de tudo isto, se visitar a cidade está nos vossos planos, digo-vos que fazem muito bem, até porque eu própria espero voltar à cidade num futuro (longínquo), dar-lhe outra oportunidade - afinal, é Roma. Mas já sabem: façam pesquisa relativamente a restaurantes, comprem algumas entradas com antecedência para evitar horas de filas e, acima de tudo, não criem demasiadas expectativas.
Alguém que já tenha visitado Roma? Gostaram da cidade? Se não conhecem, está nos vossos planos?
Até já,
Ana S.
Related Posts
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)





De facto, está nos meus planos! Tinha muita curiosidade, mas com o teu post fiquei um bocadinho de pé atrás!
ResponderEliminarEstá nos meus planos e acredito que os pontos negativos que mencionaste possam ser facilmente contornados com alguma pesquisa. Em cidades muito turísticas é importante procurar informação e talvez o teu erro tenha sido esse (como tu própria mencionas)... Porém, gostei bastante de ler este post, é importante referir aquilo que gostamos mas também é importante referir o que não gostamos. As viagens têm sempre imprevistos ou coisas que nos decepcionam e acho interessante ver e conhecer os dois lados da opinião :)
ResponderEliminarPara começar adorei o post porque adoro posts sinceros, em que as pessoas contam realmente as suas experiências, mesmo que não corram bem ou que não vão de encontro ao que os outros pensam.
ResponderEliminarNo ano passado as minhas amigas visitaram Roma, já que tínhamos lá duas colegas em Erasmus, mas eu como estava em Budapeste (em Erasmus também) perdi essa oportunidade. É uma cidade que está na minha lista e quando lá for tento então já ir um pouco mais preparada e não com muitas expectativas já que assim pode sempre surpreender.:p
Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
É uma cidade que gostaria de conhecer, sim senhor! Contudo, entendo o teu ponto de vista! Tive uma experiência similar com a cidade de Curitiba, Paraná no Brasil. Achei-a feia, com muito trânsito e tudo muito caro. MAAAAS... não descarto a chance de lhe dar outra oportunidade no futuro.
ResponderEliminarBeijinho
Estou contigo no que toca às pessoas. Encontrei uma rapariga numa gelataria super simpática que dançava e tudo enquanto nos atendia, 5* de resto foram sempre ou muito pouco simpáticos ou até mesmo arrogantes. Não sei se fui eu que tive azar mas vendo opiniões parecidas com as minhas se calhar é regra do pessoal de lá!
ResponderEliminarNum balanço geral gostei da cidade mas não correspondeu totalmente às minhas expectativas!!
Sempre pensei em conhecer Roma, mas também conheci algumas pessoas que foram e disseram que não é aquele sonho que parece ser :(
ResponderEliminarBeijos
BlogCarolNM
FanPage
Admito que tenho a cidade no topo na lista, espero que não fique desanimada como tu apesar de já ter ouvido um ou dois mexericos do que mencionaste ainda estou esperançosa!
ResponderEliminarOh, que deceção deve ter sido não teres gostado de Roma! Eu quero dedicar uma futura viagem exclusivamente para essa cidade, acho que tem mesmo tanta cultura para se conhecer. Penso que nestas cidades com tanta afluência de turistas o ideal é ir em época média, como setembro e outubro. É certo que ainda apanhas muita gente nas filas, mas ao menos já consegues respirar um bocado nas ruas. E Veneza está também bastante turistificada, é uma pena. Nós chegámos lá dia 6 de setembro e estava a decorrer uma regata histórica de gôndolas, com os gondoleiros todos vestidos à maneira antiga e aquilo foi a maior confusão de sempre. Ainda por cima com mochilas de viagem e sem saber onde apanhar os vaporettos, imaginas a aventura que não foi. Mas acho que apesar dos momentos menos bons, retiramos sempre coisas boas destas cidades :)
ResponderEliminarAcabaste de me partir o coração =P adorava conhecer Roma! Já Paris... passo lá tanto tempo, já vivi a "experiência parisiense" de tão perto, que odeio a cidade. Tem coisas lindas, é certo, mas odeio. Odeio o mau cheiro, odeio o lixo, as pessoas são horríveis, enfim, não consigo gostar de nada.
ResponderEliminarAgora fiquei um bocadinho triste, sempre tive a ideia de que Roma seria a "minha" cidade. Mas talvez consiga evitar as hordas de turistas, especialmente porque interessam-me pouco os monumentos (quando estive em Barcelona os meus pais quiseram ir ver a Sagrada Família e para mim o interesse foi nulo, um sítio apinhado de turistas a tirar fotografias). O que gosto mesmo é de andar e passear pelas cidades -principalmente nas zonas menos turísticas- e absorver o ambiente.
ResponderEliminarÉ uma viagem que quero muito fazer, confesso!
ResponderEliminarr: Muito, muito obrigada. Fico bastante contente por ler isso :)
Nunca estive em Roma mas é definitivamente um destino que pretendo ir logo que possa. Sobretudo pela história que a cidade deve contar, todos os monumentos, as igrejas. Também tenho as expectativas altas, por isso corro o risco de me acontecer o mesmo que a ti.
ResponderEliminarMas gostei muito do teu post, muito franco e escrito para outros viajantes! Vou explorar o teu blog ;)
nem mais nem menos | Facebook | Instagram
Nunca fui. Gostava de ir apenas pelos artefactos arqueológicos mas já se sabe que tudo o que tem muito turismo acaba por ser um bocadinho chato. Mas a tua viagem valeu, pelo menos, pela fotos bonitas :)
ResponderEliminarEu cmo nunca fui para fora não tenho experiências, mas gostava de lá ir na mesma.
ResponderEliminarE se todos fossem da mesma opinião, não tinha piada :D
Beijo, Sofia
www.wordsofsophie.com
E é só Roma?
ResponderEliminarToda a Itália é uma confusão. E não me venham com a treta da hospitalidade latina, porque os italianos são do mais antipático e pouco prestáveis que eu já vi.
Só fui até Florença e dei umas voltas pela região, mas para ir a qualquer lado, ou vais em autoestrada, ou apanhas aquelas estradinhas de caca, mal sinalizada e a passar por dentro de todos os vilarejos.
O trânsito é um pandemónio e repara que estou habituado ao trânsito de Lisboa, que não é pera doce. Eu fui de carro e acampei. Pois aquelas alminhas, ao fim de semana, não tinham um supermercado ou uma mercearia aberta. Eu já andei pelas montanhas quase todas de Península Ibérica e nunca passei tanta fome como em Florença. No alto da montanha mais alta dos Pirenéus ou dos picos de Europa (e da zona dos Alpes franceses que conheci), há sempre uma loja, uma padaria, à espera do turista. Aqueles otários têm tudo fechado. Consegui comprar um pão sem pitada de sal, numa loja coreana eheheh.
Para qualquer lado que te vires - mesmo nas poucas vias pedonais - estás sempre a levar com as motorizadas. Se tens alguma dificuldade com o nome de um produto ou de uma localidade, eles estão-se a borrifar. Não fazem um esforço para te perceberem. Desenrascas-te, ou vais à vida.
Eu fui em 1999, ainda no tempo da Lira. Levei dinheiro para ficar dez a doze dias. Ao quinto dia desmontei a tenda e vim para os Alpes franceses. Troquei as Liras e com mais alguns francos que tinha levado daqui, estive mais duas semanas nos Alpes.
De Itália nem os carros prestam. O primeiro carro novo que tive foi um Fiat Punto 6 Speed. Ao fim de um ano ia mais vezes à oficina do que os chanatos que tinha tido antes. Hoje, quando quero mudar de carro, dos Fiates nem sequer vejo os preços. Os americanos é que dizem bem. FIAT significa:
Fix
It
Again,
Tony.
Eheheh
Fiquei com um pó aos italianos que não os gramo nem com molho de tomate. eheheh
Hahaha, que aventura! Pois, do que conheço em Itália, foi mesmo Roma que me fez mais confusão. E sim, também reparei nisso, se não nos sabemos explicar também raros são os que tentam perceber - mas isso também me aconteceu em França por exemplo. Mas acredito que existam sítios bons em Itália! (e sim, também não me aproximo da Fiat, julgo que toda a gente sabe que não é de fiar)
EliminarConfesso que não é dos locais que mais sonho visitar! Em Itália tenho mais curiosidade em relação a Florença *-*
ResponderEliminarInacreditavelmente ainda não fui a Florença! Mas vai ser a próxima! Florença e a zona de Cinque Terre :)
EliminarAdorei Roma! Adoro Italia. Fiz la Erasmus e adorei. Tenho muitas saudades de falar italiano!
ResponderEliminarOi querida Ana,
ResponderEliminarGostei muito das tuas informações, é raro achar alguém tão sincero.
Eu não conheço ainda Roma, mas é sempre bom olharmos os dois lados da moeda, não é?
Adorei demais.
Estou a te seguir.
Um beijo.
https://nossomundorose.blogspot.com.br/
Eu vou lá em Junho e espero gostar.
ResponderEliminarApaixonei-me pelo teu blogue! Adoro viajar, pelo que este tipo de postes são me sempre úteis e são honestamente os meus preferidos!
ResponderEliminarNão perdi a vontade de conhecer Roma com o teu post, mas fiquei definitivamente mais alerta. Gosto bastante da tua honestidade, nem tudo são rosas!
ResponderEliminarEu adoro Roma. Já lá fui algumas vezes e apenas concordo com o facto de ser uma cidade muito turística porque de resto sempre encontrei gente simpática, comida boa e locais que me fascinaram... Em Itália só não gostei (mesmo nada) de Milão!
ResponderEliminarhttp://checkinonline.blogspot.pt/
Roma é uma das cidades que adorava ter oportunidade de conhecer! E mesmo com a tua opinião mais negativa, continua na minha wishlist de viagens! :D
ResponderEliminarBeijinho *
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
Quando fui a Roma também me senti um pouco desiludida, apesar de não ter pesquisado restaurantes e ter adorado comer lá eheh.
ResponderEliminarBeijinhos,
http://chocopink89.blogspot.pt/