Paris: 8 razões para a visitares (e te apaixonares)



   Chamem-me banal, digam que é um autêntico cliché, acusem-me de ser óbvia, que ainda assim continuarei a dizer: se mudasse de cidade, seria para Paris. Conheci Paris há uns bons anos, numa estadia de pouco mais de uma semana. Apesar de ter ficado algum tempo, não tive oportunidade de conhecer tudo e fiquei a desejar mais da cidade, pelo que desde então que não vejo a hora de voltar a esta maravilhosa capital, que me conquistou o coração nos primeiros momentos. Guardo a romântica ideia de que um dia passarei lá um mês de férias inteiro ou quiçá viver nela uns tempos. A cidade tem uma energia inigualável, uma personalidade apaixonante e uma história à qual não conseguimos ficar indiferentes, pelo que é quase impossível não adorarmos a cidade.

1. Tem a catedral de Notre Dame

Sim, isto só por si é uma razão. E a justificação é simples e bastante válida: o Corcunda de Notre Dame era e sempre será o meu filme favorito da Disney. Consta que foi o primeiro que vi no cinema e reza a lenda que chorei baba e ranho no fim (mitos!). Desde aí que a catedral e a cidade que a toma como sua fazia parte dos meus sonhos. Conhecê-la, perceber o quão real é, cantar interiormente as músicas do filme enquanto passeava sozinha pela catedral foi das coisas mais entusiasmantes que fiz em Paris. Apesar de ser um local bastante turístico, a beleza e singularidade da catedral sobressaem completamente, nunca se perdendo entre a multidão de turistas.


2. É uma cidade cheia de vida

A cidade tem uma energia incrivelmente saudável, do início do dia ao final da noite. Jardins repletos de pessoas a fazerem actividades, sejam aulas de exercício em conjunto ou dança; grupos de músicos a encherem-nos o dia de melodias fantásticas; o grande convívio nos vários jardins e margens do rio Sena ou os cafés com as suas esplanadas, que se enchem ao fim da tarde - em todo o lado há uma energia positiva, que em poucas capitais europeias pude rever.


3. Alberga obras arquitectónicas impressionantes

Dos prédios típicos, com as suas águas furtadas com revestimento metálico, onde em tempos viviam os artistas da cidade; ao estilo gótico da catedral de Notre Dame; do mais clássico Petit Palais à ousadia do Centro Pompidou e linhas «limpas» dos prédios altos da zona de La Défense, Paris tem tudo. Estamos constantemente a tropeçar em fantásticas obras arquitectónicas que deixam até o mais leigo em conhecimentos arquitectónicos impressionado.


4. Tem museus fantásticos, onde te podes perder dias inteiros

Quase dispensam apresentações, mas são tão fantásticos que tenho de os referir: o Louvre, o Museu D'Orsay, o Museu Picasso, Museu Rodin, Museu de l'Orangerie o Centro Georges Pompidou, a Grande Galerie de l'Evolution, entre muuuitos outros - há museus para todos os gostos e feitios. Paris é uma cidade de cultura e conhecimento, pelo que há museus e galerias para ocupar mil e uma tardes, para nos perdermos, aprendermos e (nos) impressionarmos.

5. Transborda cultura por todos os lados

É possível encontrar um pouco de espectáculo em toda a cidade, sejam os artistas de rua, sejam (principalmente) os imensos músicos que se espalham pelo metro, jardins e praças. Como se a Paris boémia e cultural do século XX nunca se tivesse perdido, como se tivesse continuado lá, escondida nos vários cantos da cidade.


6. Tem personalidade e vida próprias, que não se perdem no meio do turismo

Apesar de ser uma das mais turísticas cidades de todo o mundo e de ter das populações mais multi-culturais da Europa, Paris tem uma identidade muito própria, que soube manter. Fugindo dos sítios mais turísticos, podemos encontrar facilmente uma Paris autêntica, genuína e natural. Se na maioria das capitais europeias é quase impossível evitar o caos, em Paris isso é totalmente possível. Nas imagens que vêem acima estão o quase esquecido anfiteatro romano de Lutèce e o subvalorizado parque urbano de La Villette (o meu favorito), que em conjunto com os fins de tarde junto ao rio Sena, foram alguns dos lugares onde pude encontrar a calma e pacífica Paris, sem a confusão típica de uma capital.


7. É, de facto, a cidade do amor

Quando aqui menciono "a cidade do amor", não é porque creio que seja uma cidade propícia a nos apaixonarmos. Quanto a isso nada sei. Sei, isso sim, que a cidade toma-nos o coração e o amor que temos é para com ela, nada mais. Romântica, cidade da luz, elegante, dinâmica e surpreendente, é com ela que deliramos, é com ela que ficamos obcecados, é dela que tudo queremos saber e «com ela» que queremos fazer tudo. Não, não estou a exagerar. Eu gostei mesmo de Paris. Pelo que a última razão, só poderia ser uma (e não precisa de justificação):

8. É (a minha) Paris


Conhecem Paris? São tão apaixonados por ela quanto eu? Do que mais gostaram? Ou, se ainda não a visitaram, é uma cidade que sonham conhecer?


Sigam o blog no Instagram (@aondenaoestou_blog) e no Facebook! :)


Até já,
Ana S.

Related Posts

20 comentários:

  1. Olha,eu,sinceramente,nao aprecio a cidade.Acho-a suja,cheia de "mitras" e muito em declinio. Quanto aos museus,tens razao,mas ha outras capitais europeias com museus iguais ou melhores,como Londres,por exemplo. Nao aprecio particularmente as chamadas "artes de rua".

    ResponderEliminar
  2. Awww que maravilha <3 vou lá no fim de Maio e ando numa luta para saber onde vou. A minha grande dúvida nos últimos dias é: vou estar lá 4 dias inteiros, vale a pena ir à Disney? Ahah :p

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui à Disney quando era miúda e talvez um dia volte quando tiver miúdos :p Muito honestamente, digo-te para aproveitares os quatro dias na cidade. Tens imenso para conhecer e para delirares, a sério. A Disney é a Disney, eu sei, mas não trocaria um dia ou sequer uma tarde em Paris por uma ida ao parque temático :x

      Eliminar
    2. E eu que ainda não tinha visto esta tua resposta...thank you!

      Eliminar
  3. É uma das viagens que está no topo da lista desde há muitos anos:)

    ResponderEliminar
  4. Ouço muita gente dizer que é uma ótima cidade para visitar, mas não para viver. Eu não sei porque ainda não fui -baaah, ainda não fui a lado nenhum- mas quero muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, eu própria tenho uma pessoa na família que viveu lá durante uns anos e não adorou. Mas nada me faz perder esta ideia romântica da cidade, haha!

      Eliminar
  5. Nunca fui a Paris, infelizmente, algo que espero mudar em breve... No entanto, fiquei tão apaixonada por esta publicação! Obrigada por trazeres um bocadinho dessa magnífica cidade à blogosfera!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Estive um diazito só em Paris, fiquei com quase tudo para ver e estou desejosa de lá por os pés outra vez :)

    ResponderEliminar
  7. Estive perto de uma semana em Paris em 2014 e é uma cidade da qual gosto muito. Não é a minha preferida (ninguém me tira Lisboa), mas percebo a paixão que muitas pessoas têm por ela.

    ResponderEliminar
  8. Não há como não se apaixonar por Paris.
    Talvez um dia lá vá..


    Beijo, Sophie
    http://www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  9. Já fui duas vezes a Paris e continuo com a sensação que ainda não conheço devidamente a cidade :) A minha zona preferida é mesmo o bairro de Montmartre, cheio de artistas e pintores :) E os jardins perto da torre Eiffel... E a Disneyland... E a zona de la Defense... Pensando bem toda a cidade é linda :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aii quem me dera voltar! Quer dizer, não é "quem me dera", tenho todas as possibilidades para o fazer, simplesmente não gosto de repetir sítios. Mas a Paris vou voltar. E sim, Montmartre, sem dúvida. É tão bom passear por lá, os cafés, as ruas, as casas...!

      Eliminar
  10. Conheço Paris bastante bem e passo lá grande parte do meu tempo, com muita pena minha. Enquanto turista, gosto sempre de lá ir. Quando passa disso... é o meu maior pesadelo. Lidar com o lixo constante, a decadência, o mau cheiro de toda a gente, o ar irrespirável daquele metro, a poluição... quanto a ires viver para lá, se o fizeres é a melhor maneira de deixares de gostar da cidade. Para começar, arranjar casa é um pesadelo. E depois a sujidade é demasiada e partir do momento em que já não estiveres em passeio, não a vais conseguir ignorar. Além disso, é uma cidade perigosa, com um ritmo de vida alucinante... e o convívio, não te iludas... os franceses são extremamente fechados (e os parisienses são, no mínimo, "especiais"). Enfim, se calhar sou só eu, mas odeio Paris =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sempre tive uma ideia muito «romântica» da cidade, os anos XX em Paris é um momento pelo qual não me importaria de viajar no tempo e, dao que só a visitei enquanto "turista", a ideia que tenho deve ser longe da real. Ainda que tudo dependa da experiência de cada um. Mas percebo o que dizes. Vivi quase uma década no Porto, não gostei de lá viver e jamais voltaria, no entanto anda todo o mundo perdido de amores pela cidade da qual "fugi" :p

      Eliminar
  11. Eu nasci na França, mas vim para Portugal com três anos. Este ano espero lá voltar! Fico deliciada a olhar para estas fotos :)
    Sigo*

    ResponderEliminar
  12. Olá querida :')
    Muito, muito obrigado! Sim, de facto, a Cien é uma das marcas consideradas pelos consumidores e pela DECO como a melhor no ano transato o que me deu uma maior confiança para experimentar alguns dos seus produtos :P Sendo que tens a pele como a minha, aconselho-te, num primeiro momento, a experimentar os produtos mais acessíveis como as máscaras e as toalhitas, cujos resultados são visíveis desde as primeiríssimas utilizações :P Depois logo vês se vale a pena testares outros :D

    Sem dúvida que Paris é uma cidade de encanto. Ainda não fui lá (infelizmente sou muuuuito pouco viajado), mas é um dos meus locais de sonho pela beleza e envolvência tão "clássica" :P

    Otimas dicas, como sempre :D


    NEW RECIPE POST | Sautéed pasta with Steak of Peru
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Olá Ana, que blog mais fascinante ! Obrigada por teres passado pelo meu (imahopelesswanderer.blogspot.pt) :D

    Paris ainda está na minha wishlist, ainda não consegui lá ir, mas parece ser ainda mais perfeito do que considerava, a ver pelo teu post! A última foto fez-me lembrar o Corcunda de Notre Dame, tiraste no topo da Catedral certo? :) Continuação! Gostei mt !

    ResponderEliminar
  14. vou a Paris daqui a 2 meses, estou ansiosa!

    ResponderEliminar

Quem escreve

Quem escreve
Sou a Ana. Curiosa por natureza e irrequieta por defeito. Conhecer é o meu passatempo favorito. Viajar, uma necessidade. Aqui escrevo sobre tudo o que me enche a alma. Sejam bem vindos!

E acompanha-me

instagram