Por aqui... #1


     Desde que comecei a magicar o propósito deste blog que soube que partilharia aqui todos os meus interesses. Ainda que sempre mais focada nas viagens, a ideia era falar de tudo o que me enche a alma porque, como refiro na página do blog, pretendo "inspirar quem o ler a querer conhecer mais do seu mundo - desde o café da porta ao lado ao outro canto do planeta". Mas a verdade é que acabo invariavelmente a partilhar as minhas viagens. Julgo que o faço quase por necessidade, por ser uma forma de me abstrair do quotidiano. Passear pelas minhas memórias e experiências transporta-me para lugares onde fui (muito) feliz. Não que o meu quotidiano não seja feliz e até com a sua dose de interesse, mas não se equipara às viagens. No entanto, quero variar os temas que abordo no blog e acima de tudo desafiar-me mais.

Com esta nova rubrica, a que dei o nome "Por aqui" (há falta de mais imaginação), pretendo precisamente introduzir novos assuntos, falar de outros interesses meus e com isto tornar este espaço ainda mais pessoal. Vamos a isso?

1| Comprei recentemente este livro do Jamie Oliver e ando entusiasmadíssima a experimentar novas receitas. O conceito é excelente: receitas à base de ingredientes económicos mas de qualidade, em que cada capítulo começa com uma "grande" receita principal - por norma um assado -, seguindo-se uma série de sugestões para aproveitar as suas sobras através de novos pratos. Inclui ainda imensas dicas direccionadas a economizar na cozinha - gastando menos e acima de tudo aproveitando mais tudo o que se compra. Se gostam de cozinhar coisas simples e saborosas, este é o vosso livro.

2| A semana passada andei por um congresso em Belém e aproveitei a hora de almoço para tirar umas fotografias. Estava um dia espectacular, cheio de sol, e não havia como resistir a um passeio pelo jardim e margem do rio. Admito que Belém não é a minha zona favorita de Lisboa, pois é um pouco confusa e com turistas a mais (ainda que toda a Lisboa seja turistas neste momento), mas passar por lá recordou-me que há anos que não vou ao Museu Berardo. Já está nos planos, obviamente.

3| Não tenho assistido a muitos concertos, mas há uns dias tive o prazer de ir a um que adorei. Foi o concerto de estreia de uma extraordinária banda, os Supernova. Ok, tenho de advertir para o facto de ser suspeita, já que um dos membros é alguém que me é muito especial, mas a qualidade deles é evidente. Quem gosta de sons funk/soul/jazz não pode deixar de ouvir estes meninos que há anos trabalham por este projecto. Se não gostam, ouçam também porque é o tipo de música que fica no ouvido e dá vontade de dançar.

4| Por fim, um livro que acabei de ler há pouco tempo "Os Prazeres do Ócio" de Tom Hodgkinson. À primeira vista poderá parecer pouco apelativo, mas a verdade é que é um interessante e bem humorado ensaio sobre a sociedade do stress. Apesar de ter sido o primeiro livro do autor, foi um sucesso autêntico em Inglaterra e nem questiono a razão. Tom dirige uma forte crítica à forma como desenvolvemos a nossa vida, muito focada no trabalho, sem dar atenção aos pequenos prazeres. Enquanto os valoriza, apresentando "24 formas de não fazer nada", mostra-nos a origem e desenvolvimento da ideia contemporânea de "viver para o trabalho", sublinhando as consequências nefastas que a sociedade neoliberal tem produzido no nosso bem-estar. Um livro sério, escrito de forma descontraída.

 
E que tal, gostaram da nova rubrica? Conhecem os livros? E o Museu Berardo? Digam-me tudo!


Até já,
Ana S.
Related Posts

12 comentários:

  1. Adorei esta rubrica! (: Aliás, gosto muito deste tipo de publicações! :p
    Quanto aos livros, nunca li nenhum deles... E, infelizmente, ainda não visitei esse museu, também...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da rubrica :) fiquei com vontade de arranjar esses livros tambem, o do Jamie parece-me ser particularmente útil

    ResponderEliminar
  3. Ofereci esse livro do Jamie Oliver ao meu pai quando ele se começou a interessar por cozinha... agora acho que quero um para mim =P

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso do estilo de cozinha do Jamie Oliver, e gosto ainda mais de cozinhar bem com poucos ingredientes, tendo pouco trabalho. Como não é um livro vegetariano, duvido que me fosse muito útil, mas costumo fazer as receitas veg dele!

    ResponderEliminar
  5. Visita a Lisboa para mim tem que incluir visita ao Museu Berardo - acho que já conheço a exposição permanente de cor ahah :p e tenho que investigar esses Supernova! Gostei! :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Esta rubrica é muito boa, gosto muito! Adoro o Jamie Oliver :D Confesso que não tenho esse livro mas será certamente uma próxima aquisição eheh :p

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do que li.
    Quanto ao livro não conhecia :P

    Beijo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post! Quero muito esse livro do Jamie, adoro ele!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  9. Já tinha ouvido falar nesse livro do Jamie Oliver, mas ainda não lhe dei uma espreitadela. Do outro livro não conhecia a existência... Há algum tempo que não vou ao Centro Cultural de Belém, tenho de lá voltar (de preferência ainda este ano)!

    ResponderEliminar
  10. Adoro cozinhar e agora fiquei com imensa vontade de comprar o livro do Jamie Oliver! Parece ser ótimo!
    Adorei o teu blog, já te estou a seguir*
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  11. hum, um livro do Jamie Oliver com ingredientes económicos é coisa de me deixar curiosa! e logo ele que cozinha com tantos ingredientes que dificilmente encontramos por cá, ou que custam um balúrdio! tenho de espreitar o livro :)

    beijinhos
    18 and a life ♡

    ResponderEliminar
  12. À séculos que ando a namorar esse livro Save with Jamie, mas acho os livros dele tão caros! Mas acho que vou acabar mesmo por comprar esse, tive a ver as receitas e pareceu-me muito bem:) Beijinhos

    ResponderEliminar

Quem escreve

Quem escreve
Sou a Ana. Curiosa por natureza e irrequieta por defeito. Conhecer é o meu passatempo favorito. Viajar, uma necessidade. Aqui escrevo sobre tudo o que me enche a alma. Sejam bem vindos!

E acompanha-me

instagram