Cadernos pretos com bilhetes de avião
Há alguns anos que tenho o hábito de manter cadernos que, não sendo de todo diários (nunca tive o hábito de escrever diários), têm o registo de momentos importantes da minha vida: desde viagens que fiz, momentos cruciais, pequenos textos que fui escrevendo, anotações e citações de livros, uma ou outra reflexão. Em comum com um diário têm o facto de ser muito pessoais e de nunca terem sido lidos por ninguém. A ideia pode ser um pouco romântica mas, na minha imaginação, um dia vão ser lidos por alguém quando eu já for muito velhinha ou mesmo quando já não existir - e por isso deixo no início de alguns deles uma "carta a quem me ler", para que a pessoa do futuro que eventualmente se interessará por lê-los se sinta bem-vinda (e sim, a colecção é maior do que o que vêem na fotografia). A probabilidade é que acabem esquecidos a um canto ou num qualquer ponto de reciclagem, eu sei. Mas deixem-me sonhar.
Não, não vos vou mostrar o conteúdo dos cadernos, apenas o que guardam das minhas viagens. Lembrei-me de escrever sobre isto depois de ler este post da Catarina do Joan of July, onde mostrou os maravilhosos souvenirs que trouxe da Escócia. Simplesmente derreti-me com o livro e achei a ideia da água fantástica - e ambos super originais.
A verdade é que há muito que me desabituei de comprar o típico postal ou caneca, porque raras vezes me relembravam o sítio que tinha conhecido. Contrariamente, os bilhetes que guardei, os papéis e coisas que fui coleccionando nestes cadernos, recordam-me de determinados momentos que passei, de experiências que tive, vivências concretas das minhas viagens - e só estes proporcionam momentos de autêntica nostalgia.
Um dos frascos tem areia que recolhi junto das pirâmides de Gizé (um dos sítios mais espantosos que visitei e de que já falei neste post). O outro guarda areia que veio da Índia, oferecida por um amigo. Quero aumentar a colecção, continuar a coleccionar areias do mundo. Ambos estão identificados com um autocolante com a origem, claro.
Muita tralha, eu sei. Mas a verdade é que apenas ocupa umas páginas de cadernos e não fica esquecida a um canto. De tempos a tempos gosto de os rever, folhear, reviver tudo pelo que já passei de bom.
De Cuba trouxe várias coisas. Para além dos bilhetes que coleccionei de Havana (tema do primeiro post do blogue, há pouco mais de quatro meses atrás, já leram?), guardei algumas moedas e notas de recordação e um jornal. As conchas são o resultado de cerca de uma hora numa praia em Varadero - digamos que me entretive a passar o tempo - e ainda os vou aproveitar para decoração (a ideia é colocar as conchas numa jarra e aquela alga em forma de árvore vai ser emoldurada). Os colares de sementes comprei a uma senhora que os vendia em Manaza Izgana no Valle de los Ingenios - sobre o qual podem ler neste post. Eram quase oferecidos, pelo que comprei uma série deles e já me fartei de os usar. Eu sei que assim parecem estranhos, mas acreditem: são mesmo bonitos.
Esta caixa, feita à mão, veio de São Tomé e Príncipe, a primeira grande viagem que fiz. Guarda dois ímanes, um de Mérida e outro da Holanda. Porque é que não os tenho no frigorífico? - perguntou Ninguém. Tenho uma gata em casa que faz deles um brinquedo se eu os deixar a jeito.
O que costumam trazer dos vossos passeios e viagens? Compram imensa coisa, ficam-se pelas fotografias ou trazem algo mais? Digam-me tudo porque por vezes há ideias mesmo giras e originais!
Ah, e façam uma visita à página do Facebook do blog para ficarem sempre a par das novidades! :)
Até já,
Ana S.
Related Posts
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)






Que maravilha - e a ideia da carta é tão romântica e bonita! Esses cadernos nunca vão parar ao lixo, é impossível! E tens recordações tão giras...por norma também gosto de trazer algo especial, que fuja aos típicos postais. Mas como não viajo muito, a colecção não é extensa [eu triste!].
ResponderEliminarJiji
Eu não costumo fazer compras deste tipo. Mas fotografo muito e guardo todos os bilhetes, flyers, mapas, cartões e afins :)
ResponderEliminarExcelente ideia a dos cadernos. É bom para colar os bilhetes, recibos e afins, em vez de ter tudo espalhado... como é o meu caso! Acho que vou tentar fazer algo do género, também com memórias pelo meio! Obrigado.
ResponderEliminarHabitualmente não trago muita coisa comigo, até acabo por gostar mais desta ou daquela pedra ou moeda, do que propriamente daquilo que eventualmente compro. Mas há duas multas de trânsito que guardo como se não houvesse amanhã - uma da Eslovénia e outra da Bósnia. Contam histórias engraçadas.
Tens aqui uma bela coleção. Comigo depende do sítio para onde vou. Já comprei selos, as típicas miniaturas de monumentos importantes, ímans para oferecer, postais... mas o que eu trago de mais importante são as memórias, as fotografias e os ingressos e bilhetes dos sítios que visito!
ResponderEliminarGivaway no blogue
nem mais nem menos | Facebook | Instagram
Olha que boas ideias:o
ResponderEliminarTambém tenho o hábito de guardar mapas, bilhetes avião, metro, museus... num caderno que ilustra cada uma das minhas viagens :) Mas também colecciono globos de neve de todas as cidades que visito!
ResponderEliminarhttp://checkinonline.blogspot.pt/
Ah pensei que era única a pôr areia em frascos! Tenho vários, com areias de sítios por onde passei. E são todas tão diferentes!
ResponderEliminarTenho alguns cadernos como os teus, com informação sobre aquilo que vi (não só experiências mas também informações histórias sobre os locais), vários tipos de bilhetes (de transportes, entrada em museus, etc), rótulos de garrafas...
Para além de fotografias tiradas por mim, trago sempre comigo dois postais e um íman.
Também tenho na ideia de que algum dia, alguém vai pegar nos meus cadernos e vai ler o que escrevi. Possivelmente nunca vai acontecer, mas é uma ideia que gosto de ter.
Gostei muito de ver as tuas coisas! É bom saber que não sou a única com essa mania :-)
tenho umas caixas no sotão com esse tipo de coisas guardadas! Adoro :)
ResponderEliminarEu guardo sempre os bilhetes de museus e monumentos que vou ver e trago um íman para o frigorífico. Além disso, faço sempre questão de imprimir algumas fotos e fazer um álbum "a sério" (=
ResponderEliminarEspero bem que esses teus cadernos nunca acabem no lixo, nem na reciclagem, porque são verdadeiros tesouros (=
Adorei a tua coleção, que maravilha! :) Eu também tenho o hábito de guardar bilhetes e postais dos sítios por onde passo, os souvenirs mais turísticos são tão pouco originais e estão tão distantes da cultura do local... E fiquei doida de inveja com os papiros de hieróglifos, desde pequena que tenho uma vontade louca de ir ao Egito :P
ResponderEliminarAdorei esta tua ideia e este teu post! Gostava de começar a fazer algo igual ou parecido, mas preciso de começar a viajar outra vez! Adorei ver o bilhetes dos monumentos do Egipto, porque também eu fui lá, e já não me lembrava que tinha trazido também os bilhetes de recordação. Quanto a souvenirs, trago tudo: guardanapos (não usados), cartões de visitas, guias,... tudo. A nível de souvenirs comprados, apenas compro pins e imans, visto que faço coleção! :))
ResponderEliminarMuito giro, gostei do post =) Também guardo sempre os bilhetes de tudo e mais alguma coisa e colo-os num caderno ou guardo numa bolsa. De resto, trago quase sempre um ou dois livros.
ResponderEliminarOlá querida ! Nomeie-te para uma TAG que ainda não sei se recebeste mas fica aqui na mesma sim ?
ResponderEliminarhttp://araparigadosacores.blogspot.pt/2016/04/tag-liesbter-award-novidades-boas.html
Beijinhos <3
simplesmente adorei a ideia, tens tudo tão organizado. Já estive para ver imensas vezes estes "travel journals" se lhe pudermos chamar isso, mas nunca me dediqueia 100% à tarefa. Mas os teus parecem super interessantes e tens tantos :O
ResponderEliminarbtw, adorei, adorei, adorei o teu blog, já estou a seguir :)
beijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
Oh Ana, que colecção maravilhosa de recordações das tuas viagens! Os frasquinhos com as areias são algo que eu própria traria desses locais se os visitasse, tal como trouxe a água do Loch Ness (obrigada por mencionares o meu post!).
ResponderEliminarJoan of July
Olho para isto e fico de beicinho por ainda não ter saído da minha terrinha. XD
ResponderEliminarEnfim, adorei a forma como (organizaste) guardaste as tuas recordações das viagens! Beijinhos! :D
Como é que nunca me lembrei de fazer isso?! Sempre guardei bilhetes e afins mas tenho tudo misturado numa gaveta lá de casa :x Parece que encontrei o meu proximo projeto DIY :P
ResponderEliminar