5 formas de viajar sem sair de casa


  Alguma vez sentiram aquela imensa vontade de viajar, de largar tudo e simplesmente partir? Não sei quanto a vocês, mas a mim acontece-me com alguma frequência. Apesar de adorar viajar, nem sempre é possível - porque tenho outras prioridades, porque não tenho dinheiro suficiente ou simplesmente há falta de tempo. Apesar das viagens estarem cada vez mais acessíveis e de já ser bem mais fácil viajar com pouco dinheiro (já leram o que escrevi sobre isso AQUI?), nem toda a gente o pode fazer - e poucos são os que o podem fazer com muita frequência. Porém, nunca considerei que isto fosse justificação para não viajar. Pensem comigo: o que é que vos realmente preenche ao viajar? Não será o facto de saírem da rotina? De terem novas experiências? De conhecerem novas culturas, hábitos, tradições e quotidianos? Pessoas novas? Ora, se bem sei, qualquer uma destas coisas se pode ter sem entrar num avião e percorrer milhares de quilómetros. Como? Fácil. Seguem 5 formas de o fazer.



1. Faz turismo na tua cidade ou numa cidade próxima
Por melhor que conheças a tua cidade, não acredito que já tenhas ido a todos os museus e conhecido todos os locais visitáveis (jardins, monumentos, etc). Sei que não. Porquê? Porque todos temos aquele hábito de relegar para segundo plano o que nos é mais próximo. A ânsia por conhecer o que está mais distante e não nos é tão familiar é tanta, que nos esquecemos que as nossas cidades (ou as que estão próximas de nós) nos podem surpreender imenso. Por exemplo, quem vive em Lisboa já conhece todos estes sítios que mencionei NESTE POST, cujas entradas são inferiores a 3€? Façam uma pesquisa sobre a vossa cidade ou cidades vizinhas, vistam-se de forma confortável, peguem na máquina fotográfica, óculos de sol e até num mapa e finjam-se turistas. Para além de se surpreenderem, vão divertir-se imenso!

2. Experimenta um novo restaurante
Explorar novos sabores e cozinhas é das coisas que mais gosto de fazer - ainda que tenha de admitir que sou um pouco esquisita e não poucas vezes alguém tem de se sacrificar e provar antes de mim, fazer uma descrição e, depois sim, eu arrisco. Experimentar um restaurante novo («novo» no sentido de cozinha «diferente») é uma forma fabulosa de viajarmos sem sairmos do nosso país. Se escolhermos bem o sítio, se optarmos por algo de qualidade e em que a decoração corresponda à cozinha, então sentimo-nos facilmente num mundo à parte. Para os que gostam de cozinhar ou não querem gastar tanto dinheiro, criem um ambiente diferente em casa, façam uma noite temática, cozinhem algo novo e saboreiem a vossa viagem em casa. Há dezenas de livros de cozinha do mundo e infinitas receitas na internet. Que desculpa têm?

3. Entra na comunidade Couchsurfing
Certamente já ouviram falar do Couchsurfing, uma espécie de «rede social» cujo propósito é oferecer, de forma totalmente gratuita, um sítio para os viajantes ficarem. Normalmente são viajantes que oferecem a outros viajantes um quarto, um sofá ou um simples colchão em algum recanto da sua casa, para que todos possamos conhecer o mundo de forma económica. No entanto, a comunidade que se formou em redor disto tem alargado e, mesmo que não tenham uma cama para oferecer - ou que não possam viajar -, as formas de interacção são diversas. Podem inscrever-se apenas com o intuito de conhecer e acompanhar turistas que estejam de passagem pela cidade, seja para sair com eles ou dar-lhes uma visita guiada - as possibilidades são imensas. E há tanta gente no couchsurfing a desafiar os locais! É uma forma de conhecerem pessoas novas sem sair de casa, de falar uma outra língua, de conhecer todo um outro mundo - gastando zero. Além do mais, é bem possível que fiquem com uma casa para dormir algures no mundo para futuras aventuras!

4. Passa uma noite num hotel, só porque sim
Esta pode ser uma sugestão mais cara, mas quando existe dinheiro e não há tempo, porque não fazer apenas uma noite num hotel de uma zona próxima? É uma forma de sairmos da rotina, de não termos de nos preocupar com coisas por arrumar ou limpar, de por umas horas apenas descansarmos. De esquecermos o mundo «real». Por vezes é o suficiente para recarregar energias, não concordam? Além do mais, há imensos hotéis com excelentes programas de spa e tudo o que precisamos para uma experiência relaxante e revitalizante. E viajar também é isto, certo?

5. Faz uma sessão de cinema em casa
Esta é a típica sugestão, mas a verdade é que não há nada como um bom filme para nos fazer voar por histórias e mundos diferentes. Já sugeri alguns no blog, na quase esquecida rubrica Filmes que (me) inspiram (vejam a lista AQUI). Por outro lado, podem apenas escolher um bom livro, sobre relatos de viagem ou cuja acção simplesmente aconteça numa outra parte do mundo. De qualquer das formas, vão embarcar numa viagem fantástica sem sair do vosso sofá. Ok, não será exactamente igual a uma viagem, mas são outras formas de aprender e conhecer sobre o mundo.


Também têm súbitas vontades de largar tudo e ir directos ao aeroporto? Acham as sugestões que dei acessíveis? Que outras coisas fazem para acalmar o bichinho das viagens?


Até já,
Ana S.




Related Posts

5 comentários:

  1. Hello from Spain: I really like these proposals. Very inspiring. Great tips, Keep in touch

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ficar super feliz porque fiz as 5 dicas :D
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. A 1 é uma dica que me é já muito conhecida. Penso bastante em ir a um Hotel aqui da zona mas por acaso ainda não calhou :)

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog // MEGA PASSATEMPO A DECORRER |

    ResponderEliminar
  4. Já fiz todas essas dicas e são muito boas! Especialmente a primeira, acho que conhecer a cidade onde vivemos é muito importante.

    ResponderEliminar
  5. Ótimas dicas, Ana! <3 Sempre que eu sinto saudades de viajar, assisto um filme ou vou a um lugar novo na minha cidade, vale muito a pena. :D Beeijo!

    ResponderEliminar

Quem escreve

Quem escreve
Sou a Ana. Curiosa por natureza e irrequieta por defeito. Conhecer é o meu passatempo favorito. Viajar, uma necessidade. Aqui escrevo sobre tudo o que me enche a alma. Sejam bem vindos!

E acompanha-me

instagram